Halitose: você sabe o que é?

halitose

Halitose: você sabe o que é?

Conhecido popularmente como mau hálito, a halitose é um problema comum, caracterizado pelo odor desagradável na boca. Tal condição, conforme a ABHA (Associação Brasileira de Halitose), está presente em 30% dos brasileiros de forma crônica e pode interferir em diversas frentes da vida da pessoa.

Esta condição, embora tenha múltiplos fatores, a pessoa portadora não sabe que sofre com o mau hálito e isso afeta aqueles que estão ao redor, interferindo nas relações interpessoais e até mesmo profissionais, tendo em vista que muitos não comentam que alguém está com um mau cheiro na boca por achar isso algo indelicado.

Pessoas que sofrem com a halitose também podem ser vítimas de outros problemas bucais que desencadeiam o mau hálito, como doenças gengivais. Por isso, é fundamental procurar ajuda ao notar quaisquer alterações na harmonia bucal, uma vez que essas condições evoluem e podem provocar sintomas que vão além do mau cheiro na boca, como sangramento, inchaço e, em quadros mais severos, a perda dentária.

+ Periodontia

Fatores que causam o mau hálito/halitose

Como citado, a halitose pode ser desencadeada por uma série de fatores, sejam a somatória destes ou quando ocorrem de forma isolada, tais como:

Boca seca

halitoseTambém chamada de xerostomia, a boca seca é uma condição que se desenvolve a partir da escassez do fluxo salivar, algo que é bastante comum em pacientes portadores de cânceres, diabetes, pressão alta e depressão devido ao uso contínuo de medicamentos que causam essas alterações nas glândulas salivares.

Apesar do uso medicamentoso favorecer a diminuição de saliva na boca, quadros de ansiedade e estresse também podem causar essa condição e provocar o mau hálito.

Devido à falta de fluxo salivar, a boca seca favorece o acúmulo de bactérias que causam o odor, prejudicando a pessoa em momentos delicados, como em uma entrevista de emprego ou até mesmo em uma situação mais pessoal em que a pessoa está nervosa e tende a respirar mais pela boca, provocando a redução salivar.

+ Como o estresse prejudica a saúde bucal

Consumo exagerado de bebidas alcoólicas e cigarro

O consumo contínuo destas de bebidas alcoólicas e cigarro ressecam a boca e isso diminui o fluxo salivar durante a sua ingestão/ consumo, uma vez que a pessoa ingere as substâncias contidas nestes produtos e os digere através dos odores que levaram à redução da saliva.

Doenças gengivais

homem com doença na gengivaDoenças gengivais ocorrem devido a diversos fatores, como a falta de higiene bucal, baixa imunidade e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas somadas com o tabagismo.

Essas condições se desenvolvem mais frequentemente por conta do acúmulo de tártaro e placa bacteriana, fazendo com que a gengiva seja prejudicada, sofrendo com inchaços e sangramentos recorrentes.

A halitose é uma consequência desta condição, tendo em vista que o acúmulo de resíduos na boca pela falta de higiene faz com que o mau cheiro se torne presente.

Falta de higiene bucal

A falta de higiene bucal é a principal causadora de diversas condições que acometem a saúde bucal e com a halitose, não é diferente. Ao não escovar os dentes e nem utilizar o fio dental, a boca se torna um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias nocivas, causando o mau hálito e outras consequências à pessoa.

Qual o tratamento para a halitose?

halitoseA partir do momento em que a pessoa reconhecer ou for informada que sofre com mau hálito, é fundamental procurar um dentista para avaliar a causa do problema. Se a halitose estiver sendo provocada por fatores primários, como doenças gengivais ou até mesmo infecções, é feito o tratamento destas condições.

Em casos em que o mau hálito é causado por fatores que dizem respeito às atitudes da pessoa, como a falta de higiene e ingestão excessiva de álcool somada com o tabagismo, a pessoa precisa mudar seus hábitos diários.

Através do uso de cremes dentais específicos e a constância na higiene bucal, é possível eliminar a halitose e restabelecer a harmonia do sorriso. Visitas regulares ao dentista, a cada seis meses, para um check-up preventivo, também auxiliam no diagnóstico de problemas que podem levar ao mau hálito, mas também causar outros impactos ao bem-estar geral da pessoa.

A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697