O que acontece se a DTM não for tratada?

o que acontece se a DTM não for tratada

O que acontece se a DTM não for tratada?

A DTM ou disfunção temporomandibular, envolve uma série de sintomas que atingem a articulação responsável pela ação de abrir e fechar a boca, acometendo vários músculos e nervos que compõem essa região.

Por meio do tratamento odontológico, é possível tratar esta condição que provoca sintomas marcantes, que podem interferir diretamente na qualidade de vida da pessoa, tais como:

  • Dificuldade para abrir e fechar a boca;
  • Enxaquecas recorrentes;
  • Estalos na região do maxilar;
  • Zumbidos no ouvido (em quadros mais avançados).

Estes sintomas podem se tornar incapacitantes, uma vez que as crises de enxaqueca, quando acompanhadas por dores na articulação temporomandibular, são lancinantes e impedem que a pessoa realize tarefas simples ao longo da sua rotina.

Como fatores emocionais provocam a DTM?

o que acontece se a DTM não for tratadaOs fatores emocionais, como a ansiedade e o estresse, estão diretamente ligados com a DTM, uma vez que hábitos resultantes destes sentimentos, como o bruxismo, podem sobrecarregar a articulação e desencadear os sintomas mencionados.

Pessoas que são constantemente expostas a situações de estresse, por exemplo, tendem a tensionar e ranger os dentes de forma inconsciente e isso faz com que a articulação temporomandibular seja afetada, seja pela compressão de nervos ou pelo tensionamento aplicado.

Por conta de tal hábito, o tratamento odontológico se baseia no combate à causa e não dos sintomas que a DTM provoca. Por isso, um diagnóstico detalhado é fundamental para o bom prognóstico.

Além dos problemas emocionais, outros fatores podem causar a DTM, como traumas faciais, postura inadequada e hábitos como roer as unhas, mascar chicletes excessivamente ou até mesmo, apoiar-se constantemente no maxilar.

Qual o tratamento para DTM?

O tratamento para a disfunção temporomandibular dependerá da causa do problema, tendo em vista que esta condição ocorre em detrimento de outros fatores primários que atingem a articulação.

Por meio do diagnóstico com o uso de ultrassom, termografia infravermelha e eletromiografia, exames de imagem específicos que permitem a identificação da presença da DTM, é possível determinar o tratamento adequado a partir das informações obtidas.

Ao determinar qual o tratamento adequado para a disfunção temporomandibular, o tratamento se dá através do uso de placas oclusais, caso o problema esteja relacionado ao bruxismo, ou por meio de medidas que aliviem o tensionamento muscular na região.

O acompanhamento multidisciplinar, com exercícios específicos junto a um profissional de fisioterapia em conjunto com abordagens odontológicas, também se faz necessário para fortalecer a musculatura na região e evitar crises sintomáticas, como as enxaquecas e dificuldade para abrir e fechar a boca.

O que acontece se a DTM não for tratada?

o que acontece se a DTM não for tratadaCaso a DTM não seja tratada, uma progressão dos sintomas ocorre, fazendo com que as crises sejam mais presentes no dia a dia, prejudicando a rotina e qualidade de vida da pessoa, que não terá condições que ir trabalhar ou viver normalmente quando for afetada por estas crises.

Devido ao aumento da presença sintomática, o paciente tende a apresentar dificuldades para comer, prejudicando até mesmo sua alimentação e comunicação. Por isso, o tratamento para a causa do problema e medidas para evitar a agressão a articulação, são fundamentais.

Por conta de a articulação estar diretamente ligada ao crânio e, consequentemente, à coluna cervical, a dor também pode irradiar para a região do pescoço, sendo acompanhada, também, de inchaços na área do maxilar.

É possível prevenir a DTM?

A prevenção dos sintomas se dá através de hábitos que melhorem a qualidade de vida de maneira geral, como adotar um hobby que distraia do estresse e ansiedade do dia a dia, evitar comer alimentos muito duros ou que são difíceis de mastigar, além de ter atenção à postura.

O sono tem um papel importante e, portanto, ter atenção com a qualidade das noites de descanso, também é fundamental para prevenir as crises ou originá-las, uma vez que noites mau dormidas resultam em estresse e cansaço, impactando negativamente na rotina.

Ter o acompanhamento odontológico regular, para um check-up ou limpezas periódicas, assim como relatar ao dentista qualquer incômodo na região do maxilar, também são medidas que previnem não só contra a DTM, mas também contra outros problemas relacionados à saúde bucal.

A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697