Aparelho autoligado ou convencional: qual a diferença?

aparelho autoligado ou convencional

Aparelho autoligado ou convencional: qual a diferença?

Aparelhos ortodônticos são dispositivos que atuam na correção de uma série de problemas que interferem a funcionalidade dentária e estética da pessoa. Dentre os principais tipos, está o convencional e o aparelho autoligado que, apesar de terem a mesma finalidade, diferem na composição da sua estrutura.

Durante o tratamento, a estrutura que compõe tanto o aparelho autoligado quanto o convencional, aplica uma tensão sobre os dentes e, a partir dos ajustes do ortodontista, corrige problemas que prejudicam a saúde bucal da pessoa, promovendo um sorriso alinhado ao final do processo.

Antes de determinar qual o tipo de aparelho ideal para cada pessoa, é preciso realizar uma avaliação detalhada e criar uma documentação ortodôntica, com exames de imagem e informações que irão auxiliar o ortodontista a acompanhar toda a evolução do paciente.

Com base nas informações obtidas, o dentista responsável irá apresentar as opções de aparelhos ortodônticos disponíveis conforme o problema apresentado pela pessoa, apontando os prós e contras de escolher um em detrimento do outro.

A diferença entre aparelho autoligado e convencional

Como mencionado, o aparelho autoligado e o metálico convencional são simulares, por possuírem a mesma finalidade corretiva. No entanto, sua composição e forma com que atuam na arcada dentária do paciente é diferente.

Aparelho autoligado

aparelho autoligado ou convencionalO aparelho autoligado ou autoligável é uma alternativa à abordagem convencional, tendo em vista a pessoa não faz o uso das tradicionais borrachinhas para prender os bráquetes de maneira os fios ou arcos ortodônticos sejam fixados.

Por conta de não utilizarem as tradicionais borrachinhas coloridas, o aparelho autoligado tem sua estrutura em uma composição totalmente metálica, sendo mais discreta e prática, uma vez que é apenas necessário trocar os arcos metálicos durante as manutenções.

Aparelho convencional

O aparelho fixo convencional é um dos mais usados ao longo do tratamento ortodôntico, composto por bandas, fios metálicos e bráquetes, permitindo que essa composição aplique uma tensão sobre os dentes e corrija problemas que interferem na harmonia estética e funcional do sorriso.

aparelho autoligado ou convencionalAtravés dos ajustes feitos pelo ortodontista ao longo das visitas periódicas de manutenção, os dentes vão se alinhando gradualmente, mas de uma forma mais lenta com relação ao autoligado.

Devido à estrutura, o aparelho convencional também pode provocar alguns desconfortos à pessoal principalmente após os ajustes, algo normal durante o tratamento, mas que ocorre em menor intensidade durante o uso do autoligado.

A diferença entre ambos está na composição e nas facilidades ao longo do seu tratamento. Enquanto um é mais discreto e eficaz por conta de ser mais moderno, o outro também promove eficácia, mas ainda causa alguns incômodos à pessoa, além de exigir visitas periódicas para manutenções.

O principal ponto, é deixar claro que ambos são eficazes durante o tratamento ortodôntico, mas possuem particularidades. Estas que serão explicadas pelo ortodontista no momento em que as opções forem apresentadas durante o tratamento.

Quais condições podem ser tratadas através do uso de aparelhos ortodônticos?

Tanto o aparelho autoligado quanto o convencional, podem tratar uma série de condições que interferem na saúde bucal da pessoa e evitar impactos mais severos ao alinhamento dentário.

Dentre as principais tratadas através do uso de aparelhos ortodônticos e convencionais estão:

Alterações na mordida

Alterações na mordida são caracterizadas pela assimetria entre as arcadas dentárias, fazendo com que haja o desalinhamento do sorriso, principalmente quando os dentes superiores tocam os inferiores.

Apinhamento dentário

menino com apinhamento dentárioO apinhamento dentário é um problema que se dá pela falta de espaço na arcada dentária. Em função deste problema, os dentes erupcionam de forma desordenada, ficando encavalados e prejudicando a estética do paciente.

Essa condição, por conta do posicionamento incorreto dos dentes, também prejudica a higiene bucal da pessoa, que não consegue higienizar adequadamente predispondo a pessoa a desenvolver cáries e outros problemas bucais pelo acúmulo de resíduos.

Diastema

Esta condição é caracterizada pelo espaçamento excessivo entre os dentes, principalmente os da frente. Embora não seja grave, esse problema interfere na estética do sorriso da pessoa, que se sente desconfortável durante suas interações sociais.

Sobremordida

A sobremordida é um problema onde a arcada dentária superior se sobrepõe à inferior, cobrindo totalmente os dentes de baixo. Pessoas nessa situação estão predispostas a desenvolverem outras condições, como DTM, desgastes dentários e alterações na estética facial.

Portanto, é fundamental ter o acompanhamento ortodôntico para auxiliar no tratamento destas condições e determinar qual o aparelho adequado para cada quadro, seja através do uso de auligados ou convencionais.

A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697