Por que rangemos os dentes?

por que rangemos os dentes

Por que rangemos os dentes?

Nos dias atuais, diversas situações do dia a dia afetam nossa saúde, por mais que não tenhamos consciência disso. O estresse durante o trabalho ou a ansiedade para uma prova na escola ou faculdade impactam diretamente em nosso corpo e na saúde dos nossos dentes. Neste artigo, iremos explicar por que rangemos os dentes.

Quando nos encontramos em momentos estressantes ou que nos causam ansiedade, traduzimos isso em diversos sintomas. Ranger os dentes, por exemplo, é um sintoma que pode ser acarretado por alterações emocionais, por exemplo, o que pode ser danoso à saúde bucal.

Ranger os dentes enquanto dormimos é a síndrome que chamamos de bruxismo. O problema vai além, visto que durante o sono também pressionamos uma estrutura na outra, causando desgastes musculares da mandíbula.

Com a tensão aplicada sobre os músculos e dentes, a pessoa sequer consegue movimentar a boca ou mastigar alimentos duros por conta da pressão gerada durante o sono.

Vale destacar que o ato de ranger os dentes não está somente associado com fatores emocionais, tendo em vista que alterações na mordida também podem favorecer que este problema surja, inclusive em crianças.

Bruxismo noturno e diurno: qual a diferença?

Como mencionado, o bruxismo é uma condição caracterizada pelo hábito de ranger ou apertar os dentes de forma involuntária, podendo ocorrer em qualquer momento do dia ou da noite. No entanto, existem diferenças importantes entre o bruxismo noturno e o bruxismo diurno, tanto nas suas causas quanto nas suas consequências.

+ Bruxismo

Bruxismo noturno

O bruxismo noturno ocorre durante o sono e é muito comum em muitas pessoas, embora nem todos tenham consciência de que sofrem desse mal. Esse tipo de bruxismo é caracterizado pelo ato de ranger os dentes ou apertar a mandíbula durante a noite, geralmente sem perceber.

Bruxismo diurno

por que rangemos os dentesPor sua vez, o bruxismo diurno acontece durante o dia e é geralmente mais perceptível, pois a pessoa pode estar consciente de seus hábitos. Esse tipo de bruxismo é caracterizado por apertar os dentes ou contrair a mandíbula involuntariamente, especialmente em momentos de concentração ou estresse.

Quais as consequências de ranger os dentes?

Ranger os dentes durante o sono ou ao longo do dia de forma frequente pode acarretar problemas que interferem em outros sintomas. A síndrome do bruxismo, além de interferir na saúde bucal e do músculo mandibular, também causa dores de cabeça, visto que a articulação temporomandibular está ligada com nervos e músculos da face, acarretando tais sintomas.

Por conta da pressão aplicada sobre os dentes, o bruxismo também causa o amolecimento das estruturas, necessitando do acompanhamento de um ortodontista para interromper a síndrome com medidas que preservam e evitam com que outros sintomas se alastrem e se tornem mais um novo problema.

Tratamento para quem range os dentes

por que rangemos os dentesO ranger dos dentes não é algo incomum, contudo, o problema só é notado quando os impactos passam a serem sentidos, visto que a síndrome é algo inconsciente. Todavia, o bruxismo pode ser evitado quando se trata a origem do problema em si, como o alívio do estresse e da ansiedade, desencadeadores do problema.

Com o acompanhamento de um ortodontista, protetores bucais feitos sob medida, que evitam o atrito entre os dentes e o tensionamento, são a melhor solução para tal quadro.

Por sua vez, a pressão aplicada sobre os músculos mandibulares só pode ser diminuída com o uso de medicamentos e, para isso, cabe a avaliação do ortodontista para seguir com o tratamento adequado de acordo com o quadro do paciente.

A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697