
04 ago Como tratar ronco e apneia do sono?
O ronco e apneia do sono são condições que, apesar de estarem ligadas à respiração, têm ligação direta com a saúde bucal. Neste artigo, vamos mostrar como tratar o ronco e apneia do sono.
A apneia do sono é um problema caracterizado pela interrupção da respiração da pessoa enquanto dorme, sendo dividida em três tipos, sendo eles:
Apneia obstrutiva do sono
A apneia obstrutiva ocorre em função do relaxamento dos músculos na região da garganta e língua, prejudicando a passagem de ar durante o descanso e isso faz com que o paciente tenha um sono de má qualidade, tendo em vista que os despertares são comuns em função da falta de oxigênio.
Apneia central do sono
Diferente da obstrutiva, a apneia central não é causada pelo bloqueio das vias respiratórias, mas devido à falta de trabalho dos músculos do tórax, fazendo com que os níveis de oxigênio diminuam, provocando um despertar repentino no meio da noite, pois o cérebro envia pequenas descargas eletromagnéticas para que a pessoa acorde.
Apneia mista
Este tipo de apneia acompanha os dois tipos mencionados, com a obstrução das vias respiratórias em conjunto a falta de ação dos músculos do tórax, embora seja a condição menos comum dentre as três.
Por sua vez, o ronco é caracterizado como um som normal emitido pela pessoa quando a mesma respira pela boca enquanto dorme. Por conta do ar que atravessa toda a orofaringe, os tecidos que compõe a boca, nariz e garganta, vibram e causa esse efeito.
No entanto, o ronco pode ser um sinal da apneia do sono, especialmente quando este som é muito alto durante as noites de sono e acompanhado de interrupções respiratórias.
Pessoas que sofrem com estas condições, têm sua qualidade de vida prejudicada, pois não dormem direito e sofrem com impactos no seu dia a dia, como sonolência, indisposição e alterações no humor.
Quais as principais causas do ronco e apneia do sono?
O ronco e apneia do sono são causados por uma série de fatores que estão relacionados à saúde geral do paciente, como a obesidade, uma das principais causas destas condições, tendo em vista que o acúmulo de gordura em volta da faringe prejudica o fluxo de ar adequado durante as noites de sono.
O consumo exagerado de álcool e medicamentos também interfere na musculatura da faringe, assim como alterações congênitas nas vias aéreas superiores.
Pessoas que sofrem com tais condições, necessitam de um diagnóstico preciso para tratar o ronco e apneia do sono, com o objetivo de recuperarem sua qualidade de vida.
Como a odontologia do sono pode tratar essas condições?
O tratamento odontológico para apneia do sono e ronco se dá através do diagnóstico, onde o dentista realiza o exame de polissonografia, que monitora a qualidade do sono da pessoa, além da frequência cardíaca e respiratória.
Através das informações colhidas neste exame, o dentista especialista em odontologia do sono consegue determinar o tratamento adequado para o paciente que, muitas vezes, consiste no acompanhamento multidisciplinar.
Para tratar o ronco e apneia do sono, o dentista especializado prescreve o uso de um aparelho intraoral, conhecido como ‘aparelho do ronco’, que melhora a passagem de oxigênio e diminui os períodos de ronco e apneia do sono.
Caso o ronco e apneia do sono estejam ligados a outros problemas, como o bruxismo, o dentista também trata tal condição, que pode estar atrelada a ansiedade e estresse ou disfunções na articulação temporomandibular.
Outras especialidades podem atuar no tratamento das causas destas condições, pois a síndrome está atrelada diretamente com outros problemas de saúde. Por isso, o acompanhamento junto de um cardiologista, assim como de um otorrinolaringologista, atua na real causa do problema.
Contudo, o acompanhamento de um especialista em odontologia do sono é fundamental, uma vez que as áreas trocam informações para proporcionar um tratamento assertivo para o paciente.
A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697
Agende sua consulta