Estomatologia

Já ouviu falar em estomatologia?

A estomatologia é a área na odontologia que cuida da boca, mas o que isso significa? O profissional analisa os componentes bucais, como língua, dentes, gengiva, entre outros e examina se existe algo indevido nessas partes do corpo.

O que é a estomatologia?

Desmembrando a palavra, ela é derivada do grego “estoma”, que significa “boca”, ou seja, a especialidade que estuda a boca como um todo, sejam lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas palatinas, faríngeas e estruturas da orofaringe.

estomatologiaA função principal da estomatologia é a prevenção de problemas que prejudicam a saúde bucal através de ações educativas, mudando o comportamento e as atitudes. Estes hábitos podem feitos a partir da conscientização como: mostrando os malefícios do cigarro, álcool, exposição excessiva ao sol, a importância de uma boa higienização bucal, os benefícios de uma alimentação equilibrada e a orientação sobre as consultas preventivas ao dentista.

Prevenção de doenças

A maioria dos problemas bucais são prevenidos com atitudes “simples” como a higienização correta dos dentes, e acabando com os maus hábitos. Para isso ser passado para os pacientes, entra a estomatologia, mostrando a importância dos cuidados adequados à saúde bucal e a adoção de uma vida mais saudável.

Diagnóstico

A estomatologia ajuda no diagnóstico precoce, ou não, de problemas bucais, a detecção precoce tem uma relevância fundamental para o sucesso do tratamento e cura do problema.

Tratamento de doenças

O estomatologista está apto a tratar problemas como infecções, úlceras, inflamações, cistos, nódulos, manchas, entre outros. No entanto, em casos de doenças malignas, como o câncer de boca ou nas glândulas salivares, esse profissional acompanhará o paciente ao longo do seu tratamento, em parceria com o oncologista.

Sofre com aftas ou feridas na boca? Conte com o atendimento especializado em estomatologia da Seletto!

Agende já a sua consulta com a gente.

Condições diagnosticadas e tratadas pela estomatologia

A estomatologia atua no diagnóstico e tratamento de uma série de condições que se originam na boca, mas que podem comprometer o restante do organismo se evoluírem para estágios mais complexos.

Dentre as principais doenças, estão:

Aftas

aftaBastante comuns, as aftas são pequenas úlceras que nascem em toda a mucosa oral e provocam incômodos ao paciente, seja para falar ou mastigar.

Este problema pode ser causado por uma série de fatores, desde a falta de alimentação adequada, ingestão excessiva de refrigerantes ou muitos condimentos nas comidas.

A falta de higiene bucal, além de deficiências vitamínicas ou problemas estomacais também estão relacionados ao surgimento das aftas.

Em situações em que essas úlceras se formam com frequência e em grande quantidade, é fundamental procurar um estomatologista para avaliação e tratamento do problema.

Alterações no paladar

Alterações no paladar podem indicar a presença de doenças sérias, uma vez que as papilas gustativas estão diretamente ligadas ao cérebro e qualquer mudança nesse sentido, pode sinalizar a presença de um problema cerebral.

Contudo, atitudes menos complexas também podem fazer com que o paciente tenha seu paladar alterado, como o tabagismo, uso de medicamentos, machucados na boca ou até mesmo a deficiência vitamínica, principalmente de B12 e zinco, podem prejudicar esse sentido.

Boca seca

estomatologiaA boca seca é um problema que pode estar ligado a diversos fatores, sendo o principal deles, o tratamento contra o câncer. Sessões quimioterápicas ou radioterápicas causam alterações significativas no organismo e uma delas é a diminuição na produção natural de saliva.

A saliva tem papel fundamental na boca, mantendo-a lubrificada e longe de bactérias nocivas à saúde bucal. Por isso, pacientes oncológicos podem sofrer com a boca seca, exigindo o tratamento odontológico com um estomatologista para evitar mais impactos à saúde.

HPV (papilomavírus humano)

O HPV ou papiloma vírus humano é uma condição que pode ser desenvolvida a partir do contato sexual ou beijo, mas o tabagismo também pode favorecer esta infecção viral, fazendo com que a pessoa desenvolva diversas bolhas ou feridas na boca.

Em alguns casos, o HPV pode ser assintomático e a pessoa apenas transmite o vírus para outras, uma vez que ela é altamente transmissível. Por isso, é fundamental procurar o acompanhamento de um estomatologista para avaliação e diagnóstico do problema.

Herpes bucal

Herpes bucal é um problema caracterizado pelo surgimento de diversas bolhas de água ao redor da boca, gengiva e bochecha.

Essa infecção pode ser causada pelo contato direto com a pessoa infectada (beijo) ou objeto que estão contaminados, como garrafas e tolhas de rosto.

Mesmo que o organismo consiga combater naturalmente a presença dessa infecção viral, uma avaliação do estomatologista faz total diferença para sanar o problema quanto antes e restabelecer a saúde do paciente.

Língua geográfica

Também chamada de glossite migratória, a língua geográfica é um problema que faz com que a pessoa apresente bordas ao longo da língua. Apesar de não ser grave, é fundamental uma investigação, tendo em vista que pode estar atrelada à falta de vitaminas ou alterações emocionais (ansiedade e estresse).

+ Como o estresse prejudica a saúde bucal?

Com o acompanhamento de um profissional especializado em estomatologia, é possível diagnosticar e tratar diversas doenças que acometem a boca. Na Seletto Odontologia, contamos com uma estrutura moderna e profissionais experientes para proporcionar um atendimento completo aos nossos pacientes.

Quando devo procurar um estomatologista?

Existem muitos sintomas que mostram a necessidade de um tratamento com o estomatologista. Pessoas que ingerem bebida alcoólica e fumam com frequência, devem se consultar, pois, têm mais chances de desenvolver câncer bucal.

estomatologiaA seguir, veja alguns sinais que não devem ser ignorados e precisam de uma consulta com um profissional!

  • Aftas constantes;
  • Ardência;
  • Boca seca e/ou sede Exagerada;
  • Cáries frequentes;
  • Coloração incomum;
  • Dores;
  • Descamação dos lábios;
  • Herpes recorrente;
  • Língua branca;
  • Machucados;
  • Mudança no paladar;
  • Sangramento na gengiva.

A consulta com um especialista é indispensável para diagnosticar irregularidades, muitas vezes, não facilmente perceptíveis. Se desconfiar de algo indevido no aparelho estomatognático, não hesite em procurar a Seletto Odontologia.

Confira nossos posts recentes

Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!

Entre em contato conosco

Localização

Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212