Por que rangemos os dentes?
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024Você está sofrendo com a perda dentária ou com próteses dentárias que já não te servem mais? Entenda tudo sobre as próteses dentárias e escolha o melhor tipo de prótese para acabar com este incômodo.
A falta de um ou mais dentes pode prejudicar a fala, mastigação e a formação de toda a arcada dentária, além de interferir esteticamente no sorriso. Já uma prótese mal ajustada, ou desgastada pode acumular placa bacteriana e causar problemas na gengiva.
Existem diversos tipos de próteses dentárias que podem ajudar nos casos citados acima, seguindo critérios de fixação, número de dentes, extensão e materiais.
Vamos conhecer juntos e identificar a melhor para o seu caso?
Indicamos a prótese dentária para substituir a perda de um ou mais dentes, elas podem ser removíveis ou fixas e a escolha depende do tipo de tratamento mais indicado para o caso do paciente.
As próteses dentárias são confeccionadas sob medida, a partir de moldes feitos da boca do paciente, que atendam perfeitamente a necessidade e o desejo da pessoa.
Este procedimento é indicado para todos os pacientes que sofrem com a falta de um ou mais dentes, devolvendo as funções bucais, melhorando a mastigação, fonética e devolvendo um sorriso completo.
Os benefícios das próteses dentárias são inúmeros, ela permite que o paciente restabeleça suas funções e hábitos perdidos com o dente natural. Conheça melhor os benefícios:
As próteses dentárias podem ser divididas em dois tipos: parciais e totais. As parciais são usadas para a substituição de um ou alguns dentes, e a total é utilizada para substituir todos os dentes.
Também podemos classificá-las em duas categorias: removíveis, podem ser colocadas e retiradas e fixas (implantes na boca). Vamos conhecer todos os tipos de próteses.
A opção mais conhecida por todos, a famosa “dentadura”, indicada para casos de perda total dos dentes. Feitas em resina acrílica, elas reproduzem a anatomia das arcadas dentárias superiores e inferiores do paciente de forma personalizada, reproduzindo cores, tamanho da gengiva e dentes naturais.
A maior vantagem da prótese dentária total removível é sua acessibilidade, com um custo-benefício menor do que as outras opções, mas devolvendo todas as funções de mastigação, fala e estética do sorriso.
Sua indicação é feita para pacientes que perderam poucos dentes, e ainda mantém os outros dentes saudáveis.
Esse estilo de prótese dentária é confeccionado com uma liga de cromo-cobalto ou níquel-cromo que se apoia nos dentes naturais com o auxílio de grampos. Uma boa alternativa móvel para as pontes, oferecendo estabilidade na fala e mastigação, além de proteger os dentes remanescentes.
Elas são as famosas “coroas” e “pontes” e nada mais são do que uma restauração feita na coroa de um dente danificado.
A ponte fixa é a substituição de um ou mais dentes, recomendadas para aqueles que ainda mantêm dois outros dentes ao lado posterior e anterior ao dente perdido.
A queridinha quando o assunto é prótese dentária, pois em sua fabricação feita com resina, dispensa os grampos e as outras estruturas presentes nas próteses dentárias tradicionais.
A vantagem da prótese flexível está em seu resultado estético mais natural e confortável.
Os implantes dentários são fixados diretamente sobre o osso da mandíbula ou maxilar e os pilares ficam sobre ele, assim os implantes funcionam como um substituto da raiz natural do dente perdido, servindo como suporte para a prótese que será encaixada ou parafusada por cima.
Este tipo de prótese pode ser encaixada no maxilar ou na mandíbula e abrange toda a boca, ela fica presa aos implantes por um anel metálico ou clips que se adaptam a barra soldada sobre a base. Oferecem uma alta segurança e estabilidade.
Ótima sugestão para quem perdeu todos os dentes e seu diferencial está em sua confecção, de porcelana ou cerâmica, que garantem mais estabilidade na cor e menos desgaste com o tempo.
São tipos de restaurações indiretas feitas diretamente na boca do paciente. Indicadas para casos em que existem pequenas, médias ou grandes partes danificadas, seja por cáries ou algum tipo de fratura.
Oferecem excelentes resultados estéticos, alta durabilidade e preservam a estrutura dentária remanescente.
Existem muitas circunstâncias que podem ocasionar a perda de um ou mais dentes e, consequentemente, o paciente ter que usar a prótese dentária. Veja aqui os motivos que levam a essa perda dentária:
Se bem cuidadas, as próteses dentárias podem durar anos. Algumas dicas para seguir:
Realizar consultas periódicas ao dentista e fazer os tratamentos necessários para garantir a funcionalidade e saúde bucal é uma possibilidade ao alcance de todos. Se você precisa usar prótese dentária, sente dor ou simplesmente não visita um dentista há mais de seis meses, conte com os especialistas da Seletto Odontologia para cuidar do seu sorriso.
Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
06 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
29 novembro, 2024Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212