Clareamento dental

Conheça o clareamento dental

O clareamento dental ganhou muitos adeptos, afinal, quem é que não quer ter um sorriso branquinho e livre de manchas?

Se você anda tendo problemas com seu sorriso por dentes escurecidos, o clareamento é a técnica ideal para você desfilar com um sorriso lindo e brilhante.

clareamento dentalExistem 3 modos de clareamento, sendo que todos eles devem ser realizados de maneira supervisionada, a partir de um dentista. São elas: o clareamento caseiro, feito em consultório, e o método misto, realizado tanto no consultório, quanto o caseiro simultaneamente.

Clareamento no consultório

O manejo do produto para o clareamento dental é realizado de forma exclusiva pela nossa equipe, que faz uso de elementos como o peróxido de hidrogênio, que se destaca por ter uma potência 3x maior que o peróxido de carbamida usado em técnicas caseiras.

É possível notar a diferença logo após as primeiras sessões do clareamento dental. Nessas situações, a gengiva precisa de isolamento, porque o elemento usado para o clareamento pode provocar irritação nas mucosas da boca.

Clareamento feito em casa

clareamento dentalPara o clareamento caseiro confeccionamos uma moldeira de acordo com a boca do paciente, fornecemos o gel com a concentração adequada para o tempo de tratamento, além de realizarmos o monitoramento semanal da evolução.

O resultado aparece entre 3 ou 4 semanas do procedimento. Concentrações diferenciadas do peróxido de carbamida, com maior utilidade na técnica feita em casa variam de 10% a 22%.

O tom do dente no clareamento caseiro varia de paciente para paciente, porém sempre resulta em dentes mais claros do que o tom que o dente estava anteriormente.

Clareamento misto

Esta técnica é bastante usada para quem quer potencializar o resultado, ter um tratamento mais eficiente e de forma rápida. Realizamos o procedimento no consultório e o paciente leva o seu kit para realizar em paralelo em sua casa e com o nosso acompanhamento, definimos quantas sessões são necessárias.

Benefícios do clareamento dental:

  • Melhoria estética;
  • Sensação de rejuvenescimento;
  • Melhora a autoestima e confiança;
  • Menos sensibilidade.

Alimentos que devem ser evitados durante o clareamento dental

caféDurante o clareamento dental, os dentes ficam mais permeáveis, por isso, bebidas à base de cola ou mate, café, beterraba e suco de uva são proibidos, já que a chance dos dentes absorverem os pigmentos desses alimentos é grande.

Outro hábito que deve ser deixado de lado é o de fumar! A nicotina amarela os dentes e, vamos combinar, deixa um mau hálito que não tem nada a ver com quem quer fazer do sorriso uma arma de conquista.

O clareamento dental pode causar dor?

Se for bem realizado, normalmente não. Durante o tratamento clareador pode haver sensibilidade leve ou um pouco mais forte, dependendo de alguns fatores. Isso ocorre porque, durante esse processo, as substâncias clareadoras penetram no interior dos dentes provocando uma certa “abertura” dos túbulos dentinários (estruturas em forma de tubos presentes em toda a estrutura interna dos dentes) para facilitar a ação das moléculas clareadoras e ajudar na remoção das manchas.

Desse modo, enquanto o gel está exercendo sua ação, o dente pode ficar mais sensível a alguns estímulos (calor, frio e/ou ar) quando exposto a eles. Entretanto, isso pode ser amenizado com alguns cuidados e, após o término do tratamento, tudo volta ao normal, não havendo nenhuma sequela permanente.

Os cremes dentais clareadores funcionam de verdade?

O mecanismo de ação desses cremes não funciona como clareador. Não há substâncias clareadoras em sua composição e, sim, partículas abrasivas que provocam um desgaste superficial no dente, removendo parte dos pigmentos mais externos dando uma sensação de branqueamento, mas essa ação pode ser bastante danosa e prejudicial aos tecidos dentários, portanto não devem ser, definitivamente, uma opção de clareamento.

Existem contraindicações para o clareamento dental?

Apesar de ser um tratamento que oferece benefícios ao paciente, ele possui contraindicações:

  • Pacientes menores de 15 anos;
  • Mulheres grávidas;
  • Pacientes com cárie;
  • Situações nas quais o paciente possui muitos dentes restaurados ou tenha restaurações com defeito;
  • Pessoas alérgicas aos componentes do agente clareador;
  • Quando o paciente possuir problemas na gengiva.

Esses pontos valem para ambos os tipos de clareamento, seja em consultório ou caseiro.

Confira nossos posts recentes

Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!

Entre em contato conosco

Localização

Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212