Por que rangemos os dentes?
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024O bruxismo é uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios, que se caracteriza pelo apertamento e ranger dos dentes e/ou pela contração, imobilização (“bracing”) e projeção mandibular (“thrusting”) durante o sono ou em vigília inconscientemente, podendo provocar o desgaste dentário ou dor muscular a médio e longo prazo.
Este tipo de condição pode estar associado a diversos fatores, tais como alterações emocionais, qualidade do sono, distúrbios respiratórios, medicações, fumo e má oclusão, interferindo diretamente em aspectos estéticos, funcionais e até mesmo, na vida social do paciente.
Embora o bruxismo esteja mais presente durante as noites de sono, o atrito entre os dentes pode acontecer enquanto a pessoa está acordada, principalmente se sua causa estiver associada com problemas emocionais.
O bruxismo está associado com problemas de distúrbios respiratórios do sono, como apneia obstrutiva e ronco. Contudo, as causas mais descritas na literatura são emocionais, tais como estresse, ansiedade e secundariamente ao uso de medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e fumo.
Apesar de baixa correlação às alterações oclusais, ou seja, má oclusões dentárias podem estar associadas aos casos de desgastes dentários, principalmente na presença de interferências dentárias. Nesta situação, casos de mordida aberta e cruzada podem desencadear desgastes adaptativos funcionais.
Essa condição também pode provocar trincados e rachaduras nos dentes, comprometendo sua estrutura, necessitando muitas vezes de restaurações e reabilitações com próteses e/ou implantes.
O bruxismo pode ser elencado em dois tipos, sendo eles:
O bruxismo diurno está relacionado com os aspectos emocionais do paciente ou até mesmo em função de um hábito. Por conta disso, se a pessoa está ansiosa ou estressada, esse tipo de ação pode ocorrer. Este quadro, pode levar a cefaleias (dor de cabeça) tensionais, comum no período da tarde.
O tipo mais popular de bruxismo, está associado a distúrbios do sono. Nesta situação o paciente range os dentes enquanto dorme e também emite sons durante o momento de repouso. Apesar do nome, se o descanso for no período diurno, a pessoa também pode ranger os dentes, estando mais associado com o sono do que com o período do dia.
As crianças também não ficam imunes ao bruxismo e podem apresentar os sintomas característicos. Embora não seja tão comum quanto em adultos, os pequenos sofrem com os impactos da síndrome, principalmente quando têm uma alteração repentina na rotina, são repreendidas na escola ou convivem em um ambiente estressante. Assim como nos adultos, pode estar associado a distúrbios respiratórios obstrutivos do sono.
Caso não haja o acompanhamento de um profissional especializado, é possível que à medida que desenvolve, o pequeno paciente sofra com as consequências e desenvolva alterações na mordida ou tenha dentes desgastados na vida adulta.
O bruxismo também pode ter sua causa relacionada a doenças psicossomáticas, aquelas que se desenvolvem a partir de alterações emocionais. Nestes casos, o problema é evidenciado como uma resposta do organismo a alterações emocionais, especialmente a ansiedade e o estresse.
Pessoas que estão expostas a um ambiente estressante, principalmente por pressão no meio profissional, tendem a apresentar esta condição. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com o bruxismo e no Brasil, esse 40% dos brasileiros apresentam esta condição.
Pessoas que sofrem com o bruxismo, além de terem o desgaste dentário de forma gradativa, também apresentam sintomas característicos, tais como:
Caso a condição esteja associada com dores musculares na região orofacial, a pessoa também pode sentir estalos na região do maxilar (ATM) ao mastigar e, em estágios mais avançados, ficar impossibilitada de mastigar alimentos por conta da dor lancinante causada pelo problema.
O tratamento para o bruxismo consiste em uma avaliação inicial do dentista especializado, que irá determinar a condição dos dentes e se há alguma outra condição que precise ser tratada inicialmente, como distúrbios respiratórios obstrutivos.
Os tratamentos cognitivos comportamentais (TCC) auxiliam muito no processo de redução dos eventos, principalmente promovendo a conscientização do problema.
Outro meio auxiliar ao tratamento são as chamadas placas miorrelaxantes rígidas, que evitam o atrito entre os dentes e, consequentemente, o tensionamento dos músculos mandibulares.
Em crianças a abordagem é a mesma, com o uso das placas de mordida durante as noites de sono, período no qual os pacientes, independente da idade, tendem a ranger e tensionar os dentes.
Nas situações em que o bruxismo está relacionado com alterações emocionais (ansiedade e estresse), o acompanhamento precisa ser multidisciplinar, com o auxílio do dentista em conjunto com um psicólogo para sanar os problemas externos que estão provocando a síndrome.
A prevenção contra o bruxismo, tanto em crianças quanto em adultos, consiste no acompanhamento periódico com o dentista ou odontopediatra para avaliações semestrais. Se descoberto ainda no início, é possível evitar o desgaste precoce dos dentes, assim como problemas de má oclusão dentária.
No que diz respeito às alterações emocionais, é essencial adotar práticas de atividades físicas, hobbies ou até mesmo com consultas periódicas junto de um psicólogo para tratar medos, anseios e dificuldades. Desta forma, é possível evitar o surgimento do bruxismo e outras condições psicossomáticas que prejudicam a qualidade de vida do paciente.
Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
06 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
29 novembro, 2024Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212