Por que rangemos os dentes?
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024A ortopedia funcional dos maxilares trata as alterações e desequilíbrios musculares, ósseos e posturais do paciente, trabalhando com técnicas que promovem o crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular. Por isso, é muito indicada para as crianças que apresentam algum tipo de alteração com relação à mandíbula e à maxila, quando existe um desequilíbrio no crescimento facial.
Essa especialidade soluciona os desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares, alinhamento dos dentes e problemas de articulação temporomandibular (ATM). Seu objetivo final é estabelecer as funções do sistema estomatognático: respiração, mastigação, deglutição, fonação, etc.
Com a ortopedia funcional dos maxilares, tratamos problemas que vão desde a arcada dentária, até o maxilar, principalmente em crianças e adolescentes. A correção precoce desses problemas leva inúmeros benefícios para o desenvolvimento e crescimento infantil, além de dar resultados estáveis a longo prazo.
Quando é realizado o tratamento de forma adequada, ainda enquanto criança, conseguimos evitar problemas futuros como a extração de dentes, cirurgia para corrigir a estrutura óssea facial e, até mesmo, evitando o uso dos aparelhos fixos no futuro.
Uma das principais vantagens deste tratamento é a possibilidade de trabalhar ainda na fase infantil, ainda na dentição de leite, através de simples ajustes oclusais, resinas para a correção da mordida e aparelhos móveis, sempre atrelado ao acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança.
Falamos muito que a ortopedia funcional dos maxilares é indicada para as crianças, como prevenção de futuros problemas, mas podem ajudar os adultos também. Nestes casos, os que apresentam problemas relacionados à musculatura e problemas posturais, por exemplo, bruxismo e briquismo (rangimento e apertamento dos dentes, um durante a noite e o outro, durante o dia), dores faciais, apneia do sono, zumbido no ouvido, dores de cabeça, etc.
Como citamos, a atuação precoce previne desequilíbrios mastigatórios, assimetrias no desenvolvimento, disfunções articulares, bruxismo, desordens de crescimento e respiratórios, falta de espaço, interposição de língua, apneia do sono, dentição torta, mordida cruzada, barulho do maxilar durante a mastigação, lábios abertos, mas cada caso deve ser analisado de forma individual e personalizada pelos nossos especialistas.
Quando conseguimos tratar a má oclusão de forma prematura, prevenimos o desenvolvimento ou o agravamento de condições relacionadas à mordida. Outro benefício do acompanhamento precoce está nas alterações mandibulares, que podem estar relacionadas, por exemplo, a problemas nasais, onde o paciente passa a respirar com frequência pela boca, favorecendo alterações como arcada dentária estreita ou a hipofunção dos músculos mandibulares.
Essa disfunção é causada por diversos fatores, como o ranger dos dentes, ou a má oclusão, provocando dores, principalmente durante a mastigação, visto que existe um tensionamento dos músculos da mandíbula.
O diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente não precise de uma intervenção cirúrgica e invasiva. Este tratamento é feito através do uso de aparelhos ortodônticos, que realinham a articulação temporomandibular e restauram a qualidade de vida do paciente.
Esta fase, um processo natural, pode apresentar o desalinhamento entre os dentes, sendo necessária uma avaliação para corrigir o problema. Quando não é corrigido, há grandes possibilidades de surgir alterações de harmonia facial, prejudicando a qualidade de vida e no futuro, um tratamento mais demorado.
Oferecemos um acompanhamento onde serão feitas avaliações desde a infância, com o objetivo de tratar e prevenir problemas que podem afetar a estrutura bucal.
Quando o acompanhamento é feito com a criança, usamos aparelhos ortopédicos, o tipo vai conforme a necessidade, que corrigem a mordida ou a má oclusão, prevenindo problemas futuros e invasivos durante a fase adulta.
Os aparelhos ortopédicos são todos removíveis, possibilitando uma correta higienização do aparelho e da boca. Eles atuam nos ossos, músculos e, consequentemente, nos dentes, garantindo um tratamento mais completo, corrigindo não só a parte dentária, como a funcional (respiração, mastigação, deglutição, fonação, etc.) e também a harmonia do rosto do paciente, por estímulos neuromusculares, que não causam dor por se tratarem de estímulos fisiológicos.
A Seletto Odontologia em Taubaté conta profissionais especializados em ortopedia funcional dos maxilares. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto ou qualquer outro relacionado à saúde bucal, pode entrar em contato conosco.
Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
06 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
29 novembro, 2024Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212