
18 out Como escolher a escova de dentes certa para seu filho?
Sabemos que as crianças sempre vão ser atraídas pelo modelo mais bonito e igualmente mais colorido em tudo. No caso das escovas de dente, se os pais não realizarem a escolha pelos filhos, dificilmente a opção será a mais adequada possível e não a mais colorida. Mas como escolher a escova de dentes certa para seu filho?
Certamente, quando o seu filho nasceu você pensou em tudo detalhadamente. Os mínimos detalhes desde a primeira roupinha que ele usaria até a decoração do quarto foi pensada, não é mesmo? Da mesma forma, você deve ter se preocupado com um bom plano de saúde para o atendimento do seu filho e de toda a família.
Estes são algumas das preocupações que toda mãe, pai ou responsável tem a partir do nascimento da criança, mas podemos afirmar que você não teve essa mesma preocupação quanto a escova de dentes do seu filho. Não se preocupe e não se culpe quanto a isso, muitos pais acabam não se atentando de fato quanto a escolha da escova.
Um dos motivos para isso é que muitos não sabem como escolher a escova de dentes certa para seu filho. Vamos ver como fazer isso?
Como escolher a escova de dentes certa para seu filho?
Apesar de parecer um hábito simples, escolher a escova de dentes ideal para a criança deve se através da observação do produto e avaliá-lo se o mesmo é adequado para os dentinhos dos pequenos.
Observe primeiramente a idade da criança
Como escolher a escova de dentes certa para o seu filho envolve primeiramente a faixa etária da criança. Esse é o ponto mais importante para que a escolha seja feita.
Vale destacar que cada fase do desenvolvimento da criança demanda de uma escova que atenda a essas características para evitar que posteriormente a mesma venha a apresentar problemas.
Por isso, vamos primeiramente considerar a idade da criança. O uso da escova dental se faz necessário a partir do momento que o primeiro dentinho aparece e nesse momento os pais devem dar a criança a escova para o processo de higienização bucal.
Existem escovas no mercado que são especialmente elaboradas para essa primeira dentição da criança, presente entre os seus seis meses aos quatro anos.
As características da escova nessa fase são as de cabeça pequena, proteção nas arestas para evitar machucar a mucosa, e cantos arredondados.
Quando os dentes de leite começam a cair e a dar lugar aos dentes permanentes, a escolha da escova deve seguir as mesmas regras anteriores. Mas nesse caso o recomendado é que o processo de higiene bucal seja divertido para a criança, uma vez que ela deverá adquirir o hábito e sobretudo gostar para que o realize.
O ideal acaba sendo que os pais escolham escovas coloridas e também com personagens, é uma estratégia interessante, deste que o produto respeite as qualificações citadas para promover conforto durante a escovação dos pequenos.
Escovação sozinho
Quando a criança começa a escovar os dentes sozinha, isso acaba consistindo em uma vitória comemorada por todos. De fato, progressivamente a criança vai ganhando autonomia e independência. Nesse caso os pais devem optar por escovas com cabos mais longos.
Os pais precisam encorajar as crianças a realizarem a escovação de maneira individualizada, sozinhos. Claro que no início a criança precisará de ajuda e os pais devem assisti-la, mas incentivá-la a conquistar a sua independência acaba sendo importantíssimo.
A quantidade das cerdas nessa fase e igualmente a cabeça da escova podem ser gradativamente maiores, mas acaba sendo fundamental que as cercas sejam macias. Além disso, os cabos maiores facilitam com que a criança tenha mais firmeza na hora da escovação. Sem contar que o cabo maior permite mais facilmente que os pais ajudem nesse momento.
No início acaba sendo comum que os pais ajudem a criança na escovação, mas rapidamente elas vão pegando o jeito.
Cerdas mais duras
As cercas mais duras devem ter sua introdução na rotina de higiene bucal da criança somente a partir dos sete anos de idade. Antes disso a escova utilizada deve ser macia ou ultra soft.
A partir dos sete anos a escova pode ter a cabeça com o mesmo tamanho anterior, mas o ideal acaba sendo que a mesma possua cerdas mais duras. Para tanto se atenha em adquirir uma escova infantil.
A importância do acompanhamento de um odontopediatra
O acompanhamento junto ao odontopediatra, desde os primeiros meses de vida da criança auxilia não só o pequeno paciente, mas também aos pais. Avaliações periódicas do desenvolvimento dos dentinhos de forma saudável.
Com a ajuda de um profissional especializado, além da higienização e indicação para a escova correta, o odontopediatra também atua no tratamento de possíveis problemas que podem ocorrer durante a infância, como cáries e a má oclusão dentária.
A abordagem desta especialidade também deixa a criança totalmente à vontade no consultório, fazendo com que perca o medo da cadeira do dentista e seja conscientizada quando à importância da higiene bucal.
Dica para pais
Os pais e responsáveis exercem papéis muito importantes na vida da criança. No caso da higienização bucal, quando o adulto incentiva o hábito de maneira regular, acaba sendo mais fácil evitar que a criança desenvolva problemas de saúde bucal relacionados com a má higiene.
Por isso, não deixe de sempre incentivar os pequenos a escovarem os dentes para que eles reconheçam a importância de uma boa higiene bucal.
A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697
Agende sua consulta