
12 jan A importância do acompanhamento ortodôntico na infância
Apesar da odontopediatria ser fundamental para a prevenção e educação com a saúde bucal das crianças, a ortodontia também é outra especialidade que deve atuar em conjunto para evitar quaisquer impactos ao desenvolvimento dos pequenos pacientes.
Existem diversos problemas ortodônticos que começam a se desenvolverem durante a infância e os pais ou o próprio paciente, só notam suas consequências ao sorriso e à estética facial, quando na adolescência ou maioridade.
Por meio do acompanhamento odontológico durante a infância, entre os 4 ou 6 anos da criança, é possível identificar essas condições e iniciar o tratamento precoce, corrigindo o sorriso e evitando consequências mais severas no futuro.
Principais problemas ortodônticos na infância
Existe uma série de problemas ortodônticos, mas dentre os mais comuns, estão:
Mordida cruzada
A mordida cruzada pode ser classificada como anterior e posterior, sendo a primeira delas caracterizada pela presença dos dentes inferiores à frente dos superiores.
Por sua vez, a mordida cruzada posterior é o contrário, fazendo com que os dentes superiores estejam à frente dos inferiores.
Essas condições podem ser causadas por diversos fatores, como a respiração recorrente pela boca ou o hábito de chupar o dedo, comum em crianças.
Mordida aberta
Relacionado ao posicionamento da língua, mas também com hábitos recorrentes na infância, como chupar o dedo ou chupeta, a mordida aberta é caracterizada pela falta de contato entre os dentes da frente.
Esse problema, caso não seja tratado, pode interferir na estética do sorriso e na fala da pessoa à medida que se desenvolve, por isso, identificar essa condição de forma precoce, permite um tratamento eficaz.
Para tratar a mordida aberta, além do uso de aparelhos ortodônticos específicos, também é preciso do acompanhamento com um fonoaudiólogo, tendo em vista que a língua pode estar relacionada com a causa do problema.
Em casos mais graves, uma cirurgia oral é indicada para reposicionar os maxilares para os dentes ficarem mais alinhados. No entanto, cada tratamento irá depender da avaliação do ortodontista.
Perda precoce dos dentes de leite
A perda precoce dos dentes de leite, principalmente quando ocorrem por conta de cáries ou acidentes durante a rotina, pode ser um problema para o desenvolvimento da criança.
Por conta da falta de espaço na arcada dentária, os dentes adjacentes podem se desenvolver de forma inadequada e prejudicar a estética do sorriso da criança. Caso esse tipo de condição aconteça, é fundamental que os pais recorram ao odontopediatra ou ortodontista para que uma solução para este problema seja encontrada.
Para evitar este tipo de surpresa desagradável, principalmente quando a causa está relacionada às cáries, é essencial que os pais façam o acompanhamento com o odontopediatra para tratar precocemente a presença dessas bactérias, assim como orientar os pais e as crianças para com problemas com a saúde bucal.
Prognatismo
O prognatismo é uma alteração na mordida onde a arcada dentária inferior cresce mais do que o necessário, fazendo com que o queixo da criança fique proeminente e afete a sua estética facial.
Para tratamento, quando a condição é diagnosticada ainda na infância, se dá através do uso de aparelhos ortodônticos que estimulem o crescimento adequado dos ossos da face.
Quando o problema é diagnosticado já durante a idade adulta, é preciso realizar um procedimento cirúrgico para realinhar as arcadas dentárias e corrigir o posicionamento do queixo.
Como os aparelhos ortodônticos podem auxiliar no desenvolvimento infantil?
Os aparelhos ortodônticos são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento dos dentes e ossos da face das crianças, tendo em vista que a sua estrutura atua na correção de problemas específicos e permite que os pequenos pacientes cresçam adequadamente, sem sofrerem com os impactos que essas condições poderiam causar se o tratamento ortodôntico não fosse feito.
Apesar de os aparelhos ortodônticos serem eficazes contra uma série de problemas, os pais têm papel fundamental no monitoramento dos filhos, seja na higiene ou até mesmo durante as visitas de manutenção para os ajustes serem feitos e o tratamento progrida adequadamente.
Por isso, não deixe de trazer seus filhos ao ortodontista para um acompanhamento precoce.
A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697
Agende sua consulta