Diferenças entre aparelhos fixos e móveis

diferenças entre aparelhos fixos e móveis

Diferenças entre aparelhos fixos e móveis

Quem está pensando em colocar aparelho, precisa conhecer as diferenças entre aparelhos fixos e móveis, de modo que esse conhecimento ajude a diferenciar os tipos de aparelhos e, consequentemente, influencie a escolha de forma positiva.

Afinal, cada modelo tem um objetivo, e por isso mesmo, o ideal é conhecer as características dos aparelhos fixos e móveis e conversar com o especialista, para que juntamente com seu dentista, seja possível avaliar qual é o melhor aparelho para o seu sorriso. Confira agora algumas informações úteis sobre o tema.

Aparelho fixo: também conhecido como convencional

O aparelho fixo é aquele mais conhecido, que tem “borrachinhas” que são trocadas a cada mês.

Ele é mais utilizado para melhorar a movimentação dentária. É conhecido como aparelho convencional, por ser um aparelho mais antigo e eficaz no tratamento. Enquanto o aparelho móvel é mais comumente usado para corrigir alterações no crescimento e desenvolvimento ósseo, sendo um tratamento importante em alguns casos específicos.

Diferenças nos componentes dos aparelhos fixos e móveis

Outra grande diferença está nos componentes dos aparelhos. No caso do aparelho fixo, ele é composto por peças ortodônticas coladas nos dentes. Podendo ser de metal, plástico ou porcelana.

diferenças entre aparelhos fixos e móveisEm geral, o de porcelana é a opção ideal para quem busca um aparelho mais discreto. Já o de metal é o mais convencional.

O dispositivo pode ser ligado ou não por um fio metálico que irá ser o responsável por tensionar e movimentar os dentes.

É por isso que esse tipo de aparelho recebe manutenção periódica com a troca do fio. Essa troca é estratégica para gerar uma tensão e movimentar os dentes. De forma que o sorriso possa ficar mais harmônico e os dentes sejam posicionados corretamente.

Já o aparelho móvel, consiste em uma estrutura de resina e fio de aço inoxidável. Que são moldados de acordo com o dente do paciente.

Diferenças com relação a indicação de uso

É muito comum que as pessoas queiram usar um aparelho que seja mais discreto. No entanto, não cabe ao paciente a decisão sobre o uso de aparelho móvel ou fixo.

Essa é uma decisão tomada pelo dentista, que irá identificar qual a necessidade do paciente e com base nisso, orientar qual o melhor tipo de aparelho, cabendo ao paciente conversar com o profissional a respeito do material que será usado. Por exemplo, no caso do aparelho fixo é possível decidir pelo modelo de porcelana com o objetivo de neutralizar o aparelho no sorriso.

No caso do aparelho móvel, a indicação de uso está geralmente associada a crianças e adolescentes em fase de crescimento. Justamente devido à funcionalidade desse tipo de aparelho.

Além desses casos, o aparelho móvel também pode ser indicado para quem precisa de apenas um reparo mais leve no sorriso.

Já o aparelho fixo é o mais indicado para os tratamentos mais complexos. Quando adultos precisam de mudanças mais drásticas devido a problemas na mordida, o aparelho fixo é o mais eficiente.

Portanto, a indicação de qual é o melhor aparelho depende diretamente da análise de seu profissional, que irá fazer uma avaliação e geralmente solicita exames 3D da arcada dentária, de forma que essas imagens e análises auxiliem na escolha da melhor estratégia para um tratamento seguro, eficaz e rápido.

Diferenças entre os cuidados de aparelhos fixos e móveis

Obviamente, o aparelho móvel é mais fácil de ser higienizado que o aparelho fixo, por isso é muito importante que ao utilizar o aparelho fixo o paciente tenha bons hábitos de higiene.

diferenças entre aparelhos fixos e móveisUsar fio dental, escovar corretamente os dentes após as refeições, usar escovas interdentais e todos os acessórios de higiene é importante.

Dessa forma, a higiene acontece por completo, garantindo que o sorriso esteja saudável enquanto o paciente está em tratamento.

Afinal, de nada adianta ficar com o sorriso bonito e comprometido por cáries. Por isso mesmo, ao decidir usar aparelho o paciente precisa se comprometer com hábitos de higiene mais rigorosos.

Fazer visitas a cada seis meses ao dentista, com o objetivo de realizar uma limpeza profissional dos dentes, é um cuidado interessante durante o tratamento.

Dessa forma, o dentista e ortodontista trabalham em conjunto para uma boca mais saudável e esteticamente bonita, de modo que a mastigação seja facilitada e a parte estética também seja favorecida. Afinal, um sorriso bonito é importante para a autoestima.

Procure um bom ortodontista

Seja qual for o aparelho usado para corrigir sua dentição, é importante contar com um bom profissional guiando o tratamento.

Afinal, é a performance de seu ortodontista que fará toda a diferença no sucesso do tratamento. Por isso mesmo, busque sempre um especialista confiável e acate as orientações.

Mesmo que você queira usar um modelo específico de aparelho, se não é o melhor para a sua saúde bucal, é importante ser bem orientado e saber ouvir.

Assim, o aparelho utilizado em seu tratamento será o mais indicado para ajustar a sua mordida e acertar o seu sorriso, deixando os seus dentes alinhados para aperfeiçoar a mastigação e melhorar a sua qualidade de vida, afinal a mastigação adequada é fundamental para a absorção dos nutrientes e para evitar dores no rosto e de cabeça!

A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697