
11 ago O que a odontopediatria pode tratar?
A odontopediatria é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de uma série de condições que podem interferir no desenvolvimento adequado da saúde bucal de crianças e adolescentes.
Por meio de avaliações periódicas, o odontopediatra consegue acompanhar toda a evolução da dentição da criança e, caso encontre algum problema que impacte não só no presente, mas ao longo do seu crescimento, inicie o tratamento o quanto antes.
Além de prevenir e tratar diversos problemas, o dentista especializado em odontopediatria também pode orientar os pais e responsáveis pelas crianças para com os cuidados higiênicos com a saúde bucal no dia a dia.
Ter orientações e o acompanhamento precoce, permite que a criança crie hábitos que irão permanecer durante o seu desenvolvimento, mantendo-a longe de problemas como as cáries e outras condições que podem se tornar mais grave na adolescência e idade adulta.
Qual o momento ideal para levar as crianças ao odontopediatra?
O período ideal para levar as crianças ao odontopediatra deve ser quando os primeiros dentes estiverem nascendo, até mesmo para que o dentista especializado consiga orientar os pais com os cuidados para higienizar a gengiva da criança.
Apesar de ser uma etapa inicial, frequentar o dentista desde a infância também faz com que a criança fique acostumada e não crie traumas, uma vez que o odontopediatra possui conhecimentos específicos e abordagens dedicadas ao público infantil.
Avaliar os primeiros dentes também possibilita identificar problemas no posicionamento da arcada dentária e, à medida em que o acompanhamento é feito, é possível iniciar o tratamento ortodôntico para prevenir contra os impactos no futuro.
O que a odontopediatria pode tratar?
A odontopediatria pode tratar uma série de problemas que podem interferir no desenvolvimento infantil, impactando no futuro e causando sintomas incômodos ou necessitando de um tratamento mais longo e invasivo.
Dentre as principais condições que a odontopediatria pode tratar, estão:
Alterações na mordida
Alterações na mordida são caracterizadas pelo posicionamento incorreto das arcadas dentárias (superior e inferior), prejudicando a funcionalidade bucal e estética do paciente à medida em que o problema se instaura.
O acompanhamento odontopediátrico permite o diagnóstico precoce deste problema que, apesar de não causar problemas na infância, impacta na adolescência e idade adulta.
Com o uso de aparelhos ortodônticos específicos, o tratamento estimula o desenvolvimento correto dos dentes e ossos da face, sem causar alterações como a proeminência do queixo ou dentes tortos e encavalados.
Bruxismo infantil
Apesar de ser mais reincidente em adultos, o bruxismo infantil é caracterizado pela ação inconsciente de ranger e tensionar os dentes, provocando desgastes e sintomas específicos, como dores de cabeça e dificuldade para abrir e fechar a boca.
Esta condição está atrelada a fatores emocionais da criança, como dias muito agitados, mudanças bruscas na rotina ou ansiedade, fazendo com que crie este hábito prejudicial a médio e longo prazo.
Mesmo que tenha relação emocional, alterações na mordida podem fazer com que a criança ranja os dentes, tendo em vista que o posicionamento das arcadas dentárias provoca este atrito.
Para evitar tal condição, é fundamental o acompanhamento odontopediátrico, para diagnóstico e tratamento deste problema que pode ter consequências graves ao desenvolvimento infantil.
Cáries
As cáries são as principais vilãs da saúde bucal, principalmente em crianças, pois elas adoram guloseimas. O acúmulo de açúcar entre os dentes, somados com a falta de escovação, pode provocar o desenvolvimento destas pequenas bactérias.
Conforme estes microrganismos vão se desenvolvendo sobre os dentes, sua estrutura é comprometida, necessitando de restaurações dentárias para a recuperação do dente.
Em casos mais graves, dores e até mesmo a extração dentária se fazem necessárias, contudo, por meio do acompanhamento periódico com o odontopediatra, é possível diagnosticar as cáries ainda em seu estágio inicial e tratar o dente prejudicado antes que essas bactérias comprometam a saúde bucal.
Somado ao tratamento, os pais também precisam estar atentos aos cuidados no dia a dia, não só com a higiene bucal, mas também com a alimentação, visto que é um fator importante para a manutenção da saúde bucal.
Portanto, não deixe de procurar o acompanhamento odontopediátrico para seus filhos, uma vez que os cuidados precoces previnem contra impactos severos ao seu desenvolvimento e estimula um crescimento saudável.
A Seletto é uma clínica odontológica moderna em Taubaté que conta com uma equipe altamente qualificada para proporcionar um atendimento completo e de qualidade. Agende uma consulta conosco através do nosso telefone: (12) 3624-2067 ou nos envie uma mensagem via WhatsApp: (12) 99666-2697
Agende sua consulta