Periodontia

Saiba mais sobre a periodontia

Sua gengiva sangra ao escovar os dentes? Este pode ser um dos sintomas das doenças gengivais. Doenças bucais não atingem somente os dentes, mas sim qualquer estrutura e tecido da cavidade bucal. E é a periodontia, a especialidade que cuida desses tecidos que dão sustentação para os dentes.

O que é periodontia?

periodontiaA periodontia é a especialidade da odontologia voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento dos problemas nos tecidos de sustentação dos dentes, ou seja, nas gengivas, ligamentos periodontais e ossos alveolares.

Na periodontia, realizamos o tratamento e procedimento nas estruturas que estão ao redor do dente, prevenindo problemas que podem afetar o dente que está sadio. Se tornando uma especialidade fundamental para manter a boca saudável.

Podemos separar a periodontia em 3 fases de tratamento:

  • Saúde:  doenças nos tecidos gengivais, como a gengivite (inflamação) e a periodontite (infecção grave dos tecidos, evolução da gengivite);
  • Função: É a segunda etapa dos mencionados acima. Por exemplo, se existe uma retração gengival, e à medida que se agrava, pode atrapalhar a higiene, na posição dos dentes, etc.;
  • Estética: casos de gengivoplastia.

Como a periodontia pode te ajudar?

Pode ser dividida em duas áreas, sendo a periodontia clínica, que também envolve a médica, e a periodontia estética.

Periodontia clínica e médica

periodontiaVoltada para os tratamentos e prevenção das doenças na gengiva, tecidos periodontais, e da relação com doenças sistêmicas que agravam o problema periodontal, como diabetes e tabagismo. As gestantes também estão mais suscetíveis aos problemas periodontais, devido às variações das taxas de hormônio.

A periodontia médica oferece um atendimento específico a esses pacientes com condições especiais. O acompanhamento é feito de maneira rigorosa, com medidas adequadas às necessidades do organismo de cada um e, muitas vezes, em parceria com especialistas da área médica.

Periodontia estética

Focada em promover a simetria entre os tecidos do periodonto, os dentes e a face de um modo em geral.

É o que acontece, por exemplo, com pessoas que apresentam sorriso gengival. Nesse caso, muitas vezes há um crescimento exagerado da gengiva e o periodontista realiza intervenções para reduzir o tamanho dela, a fim de promover um aumento da coroa e deixar os dentes mais evidentes.

Com a remoção de tecido gengival em excesso, por exemplo, a escovação é facilitada, minimizando o acúmulo de resíduos e, consequentemente, prevenindo inflamações.

Sem falar que a periodontia estética ajuda muito a manter a autoestima do paciente, em função da harmonia que promove para a imagem. Isso gera satisfação com a própria aparência e mais autoconfiança no paciente.

Principais doenças periodontais

As principais doenças periodontais são a gengivite, a periodontite e o abscesso dentário, processos inflamatórios e infecciosos que podem ficar limitados à gengiva ou atingir todos os tecidos do periodonto, levando a um quadro mais grave.

Gengivite

periodontiteÉ uma inflamação da gengiva, causada por acúmulos bacterianos, placa e biofilme em volta dos dentes. Problema comum, e pode atingir pessoas de todas as idades, principalmente devido à má higienização.

A gengivite começa com pouco ou nenhum sintoma, então, você pode nem percebê-la. Ela também acaba limitada a apenas um dente ou uma pequena região da boca, mas, quando não recebe tratamento, se agrava, atingindo áreas maiores.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada, a tendência é continuar se agravando, alcançando outras estruturas e evoluindo para a periodontite, que afeta tecidos mais profundos do periodonto.

Esse quadro é bem mais severo e pode se tornar infeccioso, atingir os ligamentos periodontais e o osso alveolar, que mantêm os dentes presos à boca. Quando não tratada, a periodontite pode levar à perda dentária.

Abscesso dentário

O abscesso também é um tipo de inflamação com a produção de pus em um ponto específico da boca, ao redor do dente ou na raiz dele. Existem dois tipos de abscesso: periodontal e periapical.

Em ambos os casos, ocorre a formação de um nódulo purulento, que provoca dor e incômodo. Ele é causado por uma infecção bacteriana que não recebeu o tratamento adequado, levando ao acúmulo de bactérias, líquido inflamatório e células mortas.

Quais são os sintomas das doenças periodontais?

Os sintomas dependem do desenvolvimento e da gravidade do quadro.

Sintomas da gengivite

  • Sangramento gengival;
  • Inchaço na gengiva;
  • Alteração de tonalidade do tecido;
  • Gosto ruim na boca;
  • Mau hálito.

Sintomas da periodontite

  • Impressão de dentes mais longos;
  • Descolamento da gengiva;
  • Sensibilidade dentinária;
  • Motilidade dentária.

Como prevenir a periodontite

escovar os dentesUma boa higiene bucal, boa alimentação, cuidados profissionais adequados, não fumar, evitar o estresse, entre outros fatores, são fundamentais para evitar problemas. Além disso, um cuidado profilático e exames adequados são fundamentais para se evitar doenças e manter a saúde, especialmente nas pessoas mais predispostas aos problemas periodontais.

Benefícios da periodontia

  • Possibilita o controle do tártaro;
  • Evita a perda dentária;
  • Aumenta a autoestima;
  • Proporciona melhor qualidade de vida;
  • Melhora as relações interpessoais;
  • Proporciona acompanhamento exclusivo e especializado.

Onde encontrar um especialista em periodontia?

Se você procura por consultórios de odontologia em Taubaté, marque sua consulta na Seletto Odontologia. Aqui você encontrará dentistas especializados em diversas áreas odontológicas, inclusive na Periodontia.

Confira nossos posts recentes

Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!

Entre em contato conosco

Localização

Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212