Por que rangemos os dentes?
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024O tratamento com implante dentário é ideal para quem perdeu um ou mais dentes e quer voltar a sorrir por completo de forma definitiva. Eles também são a solução indicada para quem deseja substituir as próteses móveis por fixas, resultando em maior estabilidade e segurança ao mastigar, sorrir e falar.
Como mencionamos acima, o implante dentário promove a reabilitação oral de quem perdeu um dente ou mais dentes, e também é uma alternativa para substituir a prótese móvel.
O procedimento é realizado a partir de um pino de titânio utilizado para substituir a raiz do dente. Fixamos o implante ao osso através de uma cirurgia que, após a integração óssea, colocamos a prótese definitiva.
O material do implante dentário é o titânio, pois tem alta capacidade de aderência, é biocompatível com o organismo, eliminando o risco de rejeição, e não é corrosivo.
Existem inúmeros benefícios para a saúde bucal, como a fonética, a mastigação, além da autoestima e qualidade de vida:
Cada dente tem seu papel fundamental na trituração do alimento, então a ausência de um ou vários torna o ato de mastigar, inadequado, dificultando e atrapalhando a absorção dos nutrientes e a digestão.
Dependendo da localização da perda do dente, ocorre dificuldade para articular determinados sons da fala.
Quando o tratamento não acontece no momento adequado, ocorre a perda óssea, ou seja, existe uma reabsorção do osso que sustenta a raiz do dente, resultando em alterações no posicionamento dos dentes vizinhos. Além disso, pode ocorrer a sobrecarga nas estruturas faciais, já que é preciso uma adequação dos movimentos mastigatórios para se adaptar a ausência dos dentes.
A perda dentária afeta a imagem, tirando a segurança ao sorrir e levando a insatisfação com a aparência e a falta de socialização. O implante dentário além de devolver a função, também eleva a autoestima por conta de um sorriso completo, seguro e renovado.
O implante dentário pode durar cerca de 20 anos, pois seu material permite a integração óssea, mas também irá depender da conservação com a higiene bucal adequada.
A forma como o implante dentário é fixado, faz com que se pareça com um dente natural.
A higienização do implante dentário é bem mais simples que em próteses removíveis, mas mesmo assim, é necessário a higienização como nos dentes naturais.
O procedimento com implante dentário permite a reposição de um ou todos os dentes perdidos, e de ambas as arcadas dentárias. Essa substituição é possível porque existem diversos tipos de implante dentário, que indicamos conforme a necessidade de cada paciente.
Abaixo conheça os tipos disponíveis:
Instalamos somente um pino para cada dente que será substituído. Indicamos para quem perdeu apenas um elemento dentário, ou diversos dentes, mas em áreas diferentes da boca.
Um implante dentário unitário onde o paciente já sai do consultório com a prótese instalada. Nos implantes comuns, depois da cirurgia esperamos a osseointegração para instalar a prótese, mas neste caso a instalação do dente é feita no mesmo dia.
Neste tipo de implante, o pino fica preso no osso zigomático, conhecido como malar ou osso da bochecha, que forma parte da órbita ocular. Essa técnica é comumente usada para substituir os dentes da arcada superior.
Para as pessoas que perderam três dentes em sequência, esse tipo de implante é o mais indicado. A prótese feita para este caso possui os três elementos dentários, mas fixamos apenas dois pinos, porque o dente do meio não tem sua raiz artificial, minimizando um tratamento mais invasivo.
Indicado para a substituição de todos os dentes da arcada dentária. Instalamos 4 implantes e sobre eles encaixamos uma prótese total. Como é fixa por parafusos, este tipo não pode ser retirado, dando mais segurança ao falar e mastigar.
Similar ao modelo citado acima, substitui todos os dentes da arcada dentária, mas neste caso usamos menos implantes, cerca de 2. Esse tipo de prótese overdenture é presa por um sistema de encaixe, ou seja, o paciente pode retirá-la para fazer a higienização.
Qualquer tipo de implante requer uma preparação antes do procedimento cirúrgico. É preciso ter uma saúde geral e bucal em equilíbrio. Existem algumas contraindicações para os implantes dentários como os quadros de diabete, hipertensão ou doenças cardíacas não tratadas, além de infecções e inflamações.
Se estiver precisando de um tratamento de implante dentário, procure nossa clínica. Contamos com os dentistas mais qualificados, e uma clínica com estrutura de ponta.
Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!
Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
20 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
06 dezembro, 2024Veja como funciona e qual é o aparelho para quem sofre com apneia do sono....
29 novembro, 2024Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212