Endodontia

Conheça a endodontia

Endodontia é a especialidade irá cuidar da polpa do seu dente, ou seja, da parte interior. A função do endodontista é preservar um dente mesmo com estrutura coronária danificada ou destruída, desde que ainda possua funcionalidade.

endodontiaPor isso, a endodontia nem sempre se resume em tratamentos de canal, e ao decorrer do texto você entenderá os motivos.

O que é a endodontia?

Como falamos acima, a endodontia é a especialidade que cuida da parte interna do dente, fundamental para manter a saúde e a vitalidade do dente, por meio da prevenção, diagnóstico, prognóstico, tratamento e controle das alterações da polpa e dos tecidos perirradiculares.

Muitos confundem a endodontia somente com o tratamento de canal, mas podemos indicar esta especialidade em casos de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras doenças. A percepção de que os tratamentos endodônticos são demorados e dolorosos ficou para trás, pois com o avanço da tecnologia os procedimentos estão cada vez mais rápidos, seguros e tranquilos.

Quando procurar um endodontista?

endodontiaA maioria das pessoas ainda busca a clínica odontológica somente quando sentem a dor, ou quando o problema está nítido no sorriso. Por isso, se você sentir incômodos como:

  • Sensibilidade intensa e constante, ao contato com alimentos frios ou quentes;
  • Incômodo ao toque;
  • Dor de dente contínua;
  • Inchaço em torno do dente dolorido;
  • Dificuldade para mastigar;
  • Escurecimento do dente;
  • Dor no maxilar superior ou na mandíbula.

Quais os tratamentos da endodontia?

As causas mais comuns de problemas que afetam a estrutura interna do dente são as cáries, as fraturas ou então quando alguma restauração cai, mas não é feito um tratamento imediato, nesses casos as bactérias têm o caminho livre para irem até à polpa e a raiz do dente, causando a infecção.

Indicamos o tratamento endodôntico quando a cárie chega até a polpa do dente, comprometendo a raiz, sendo necessário tratar o canal que foi “aberto”, nos seguintes casos:

  • Traumas com indicação de tratamento protético;
  • Dentes quebrados ou trincados;
  • Hipersensibilidade dentária, que pode sinalizar a exposição da raiz dentária;
  • Cáries profundas.

Endodontia no tratamento das cáries

cárieQuando o paciente apresenta cáries e não faz o tratamento adequado, gera o agravamento do problema, resultando em danos mais sérios à saúde bucal, necessitando da intervenção endodôntica. Isso acontece porque a bactéria da cárie atinge a polpa (nervo) do dente, que em casos de falta de tratamento de cárie e do canal, pode levar à perda dental.

Para não chegar neste ponto, o paciente com o problema de cárie identificado deve completar o seu tratamento com o endodontista. Desta forma, o dentista irá abrir o dente, remover a polpa dentária contaminada e reconstruir a coroa. Vale ressaltar que no caso da cárie, avaliamos o estágio em que ela se encontra, se estiver em um estágio avançado, o problema pode precisar do tratamento de canal.

Tratamento de canal

Realizamos o tratamento de canal quando existe a inflamação ou a infecção na raiz do dente, removendo cuidadosamente a polpa do interior do dente, limpando, desinfectando, modelando os canais radiculares e colocando uma obturação para selar o espaço.

Cirurgia endodôntica

endodontia

Em alguns casos o tratamento de canal não é o suficiente para salvar o dente, e então recomendamos a cirurgia endodôntica.

Ela é usada para localizar pequenas fraturas, ou canais ocultos que não são detectados nos exames durante o tratamento inicial.

Quando ouvimos falar em cirurgia já ficamos preocupados, mas fique tranquilo. Aqui na clínica usamos aparelhos de alta tecnologia, com imagens digitais, permitindo que o procedimento seja realizado de maneira rápida, confortável, eficiente e sem dor.

Lesões dentárias traumáticas

Normalmente, as lesões dentárias traumáticas acontecem por conta de algum acidente ou trauma, resultando em pequenas lascas nos dentes. Em decorrência disso, o dente fica desprotegido e com maior suscetibilidade para a proliferação de bactérias.

Não é comum termos que arrancar o dente, mas o tratamento dependerá do tipo de trauma, localização e gravidade da lesão. Independentemente da extensão do problema, seu dente requer exame imediato por um dentista ou endodontista.

Como evitar problemas na parte interna nos dentes

escovando os dentesA melhor forma de evitar problemas é a prevenção. Veja as dicas que separamos para você:

  •  Escovar os dentes três vezes ao dia, após as refeições;
  • Cuidar da alimentação e evitar o consumo excessivo de açúcar;
  • Usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia;
  • Fazer aplicações de flúor;
  • Abolir o tabagismo e restringir bebidas alcoólicas ou ácidas;
  • Utilizar enxaguante bucal, indicado por profissional;
  • Visitar o dentista a cada seis meses.

Caso você sinta algum dos sintomas listados lá no começo, nos procure imediatamente. Nossa equipe te espera para cuidar do seu sorriso com toda a tecnologia e expertise.

Confira nossos posts recentes

Gostou deste conteúdo? Veja outros temas que podem te ajudar a saber mais dos cuidados com a sua saúde bucal!

Entre em contato conosco

Localização

Avenida Itália, 928 – Salas 206/207 - Jardim das Nações – Taubaté – SP 12030-212